Menu

Como foi surgimento e o consumo dos biscoitos no mundo

4 min - Tempo de Leitura

24 de julho de 2023

Com certeza você não consegue viver sem saborear um delicioso biscoito para a sua vida diária, seja na hora de tomar um café ou como uma forma de alimentação rápida, não é verdade?

Mas você já pensou como foi a primeira vez que se fizeram biscoitos na história da humanidade? Se está curioso em saber disso, vai gostar muito de ler esse artigo, onde nós iremos abordar um pouco mais sobre a origem do biscoito. Vamos lá?

Como foi a criação do biscoito

Sobre quando foi produzida a primeira fornada de biscoito pela primeira vez, não se sabe. Contudo, acredita-se que na época em que os homens viviam nas cavernas, eles comiam grãos triturados com os dentes.

Depois disso, eles perceberam que era muito melhor moer grãos entre duas pedras, misturar a massa seca com água e depois secá-los no fogo, transformando-a em uma pasta seca e dura, com o objetivo de conservá-los por mais tempo.

O biscoito em outras partes do mundo

Fonte: Envato

Durante o período da Idade Média, os biscoitos eram feitos com ingredientes simples, como farinha, água e sal, sendo feitos como uma forma conveniente de alimento durável para viagens longas, como em navegações e viagens.

Durante o período das grandes navegações, os biscoitos se tornaram uma base alimentar fundamental para os tripulantes das missões portuguesas em alto mar. Sua consistência era dura e para comer eles, era preciso molhar em uma sopa e no chá.

A partir do século XVII, esse alimento começou a se tornar mais popular na Europa graças ao início do período da Industrialização, onde surge a criação de novos métodos de fabricação, como a adição de coberturas, recheios, essências e chocolate. 

Nesse aspecto, a Inglaterra teve um destaque mundial na criação desse alimento, produzindo uma variedade de biscoitos saborosos e muito requisitados.

A exportação dos biscoitos ingleses começou para as suas colônias, chegando inclusive aos Estados Unidos. Depois de algum tempo, os americanos também começaram a investir na produção de biscoitos em seu próprio território. 

Com o tempo eles conseguiram superar a produção dos ingleses, ao ponto de substituir os biscuits (biscoitos amanteigados e crocantes) pelos cookies (biscoitos macios com pedaços de chocolates).

Como é o consumo dos biscoitos atualmente

Fonte: Envato

Atualmente, existe uma variedade de biscoitos em todo o mundo, com inúmeros tipos, sabores e texturas disponíveis. Esse alimento é consumido como lanches, sobremesas e acompanhamentos para bebidas quentes, como chá e café. 

Mais do que isso: a indústria de biscoitos tem se adaptado às demandas do mercado, oferecendo opções saudáveis (biscoitos integrais, sem glúten) ou com ingredientes naturais, mostrando a crescente preocupação das pessoas com uma alimentação equilibrada e nutritiva.

Além disso, muitas pessoas têm se aventurado na cozinha e preparado as suas próprias receitas caseiras de biscoitos, para oferecer a amigos e familiares ou mostrar como se faz esses biscoitos por meio das redes sociais.

Por isso, não é surpresa que os biscoitos continuem a ser amados e desfrutados por pessoas de todas as idades ao redor do mundo, com destaque para os biscoitos tailandeses, brasileiros, italianos, espanhóis, ingleses e belgas.

Então, da próxima vez que você saborear um biscoito delicioso, lembre-se de como essas pequenas delícias conquistaram o mundo e continuam a adoçar nossas vidas. E na loja virtual da Cafezale, você vai encontrar uma variedade de opções de biscoitos com sabores diferentes, mas com a qualidade sem igual. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais e siga-nos para mais conteúdos como esse! E, caso você deseje experimentar os mais variados cafés existentes no mercado, acesse nossa loja já. 

Fontes: Sabor & Saber/PUC – SP, Biscoitê, Educação Adventista

Posts Relacionados

Categorias

Conheça nossa loja online Conheça nossa loja online