5 min - Tempo de Leitura
13 de março de 2023
Você já parou para pensar quando foi a primeira vez que alguém experimentou café no mundo e como que a bebida conseguiu se tornar popular, fazendo sucesso até os dias atuais, principalmente no Brasil?
É sobre esse assunto que iremos falar hoje, mostrando toda a trajetória do café, desde o cultivo até chegar em outras regiões do mundo. Então, sente-se, já pegue seu cafezinho e conheça mais a respeito das origens do café.
Reza a lenda que no ano de 575 D.C. um pastor etíope observou que suas cabras ficavam mais ativas após comer os frutos de cor amarelo-avermelhado e as folhagens de uma determinada planta.
Desconfiado com o fato, ele também resolveu experimentar esses os frutos e sentiu seus efeitos estimulantes. Depois disso, esse pastor de ovelhas decidiu levar para monges que, após muita resistência, perceberam que quando as sementes eram torradas, proporcionavam um aroma agradável.
Verdade ou não, o que se sabe é que o consumo de café foi difundido através de regiões da África, como Egito e Sudão, passando pela Arábia e o Iêmen, onde ele teve seu cultivo iniciado a partir do século XV.
Inclusive, o nome café tem origem árabe, pois os mesmos denominavam a bebida como Kahwah ou Cahue, que significa força.
Depois disso, a bebida chegou em Constantinopla, então capital do Império Binzantino, e de lá foi fundada a “Kiva Han”, a primeira cafeteria do mundo em 1475.
Foi a partir desse momento que a bebida caiu no gosto de artistas e poetas, onde as cafeterias se tornaram locais bastantes procurados, principalmente as que eram localizadas no Cairo e Meca.
Dado certo tempo, o café começou a se tornar algo vantajoso para os europeus, devido ao interesse dos comerciantes do Ocidente em produtos exóticos do Oriente.
Tanto que alguns países europeus começaram a fazer o cultivo em suas colônias do Índico e do Pacífico (Ceilão, Java e Sumatra). Com isso, muitos pesquisadores da época iniciaram estudos sobre as propriedades da planta que produzia a tal “bebida preta”.
Um desses foi o botânico veneziano, Prospero Alpino (1553–1616), que publicou alguns relatos científicos a respeito do café em sua obra De Medicina Egyptiorum (1591).
Após dois séculos, em 1615, a bebida chega à Europa graças a mercadores venezianos, com a fundação da Botteghe del Caffè, um dos pontos responsáveis pelo hábito de torrar e moer o café na Europa.
Contudo, devido à bebida ter muita popularidade em países islâmicos e ser associada à música e a encontros sociais, o café foi considerado uma heresia pela cristandade. Essa situação só mudou quando o Papa Clemente VIII experimentou a bebida, acabando assim com os embates.
A partir desse momento, e com o aumento da produção e a elevação do nível de vida das populações dos países industrializados no período da Revolução Industrial, o café deixou de ser produto de luxo.
Além dos Estados Unidos, outras partes da América também começaram com o cultivo de café, por intermédio principalmente dos holandeses, que levaram as primeiras mudas para outras regiões como Martinica, Antilhas, Suriname e Guiana Francesa.
E foi a partir desse último país que vieram as primeiras mudas de café ao Brasil, em 1727, trazida clandestinamente pelo bandeirante Francisco de Melo Palheta a pedido da Coroa Portuguesa.
A partir desse momento, a produção de café iria se tornar a base da economia do país entre os séculos XIX e as primeiras décadas do XX, moldando inclusive o cenário político, como por exemplo a política café-com-leite, que fez parte durante o período da República Velha.
O café é uma bebida popular em todo o mundo devido ao seu sabor único e efeito estimulante sobre o corpo.
Mas mais do que isso, sua importância é tão grande que influenciou diversos setores da sociedade, desde o aspecto econômico até o político. Com isso, o café se tornou um elemento fundamental para a transformação mundial.
Por isso, antes de saborear aquela xícara de café, é importante lembrar que essa bebida tem uma história rica e significativa que merece ser valorizada e preservada!
Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais e siga-nos para mais! E caso você deseje experimentar os mais variados cafés existentes no mercado, acesse nossa loja já.
Fontes: Grão Gourmet, International Coffee Organization, Toda Matéria
Termos Buscados
Posts Relacionados
25 de novembro de 2024
6 min - Tempo de Leitura
18 de novembro de 2024
7 min - Tempo de Leitura
11 de novembro de 2024
3 min - Tempo de Leitura
4 de novembro de 2024
4 min - Tempo de Leitura
28 de outubro de 2024
5 min - Tempo de Leitura
21 de outubro de 2024
6 min - Tempo de Leitura
Institucional
Contato
(21) 98119-3442
(21) 2430-3189
De segunda a sexta-feira
09:00h às 18:00h