Menu

Conheça as maravilhas do Vale do Café

7 min - Tempo de Leitura

1 de março de 2023

Você já ouviu falar sobre o Vale do Café e a sua importância no contexto histórico do Brasil, principalmente a partir da metade do século XIX e início do século XX?

Localizado no Vale do Paraíba Sul, no Rio de Janeiro, a região compreende os municípios de: Vassouras, Valença, Rio das Flores, Barra do Piraí, Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Paty do Alferes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul e os distritos de Ipiabas e Conservatória, que pertencem a Barra do Piraí e Valença, respectivamente. 

Além desse lado histórico muito marcante no nosso país, a região também é conhecida por sua arquitetura colonial, com muitas fazendas de café mantendo suas características originais e muitas das cidades são tombadas como patrimônio histórico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

E é por esse motivo que vamos falar mais sobre essa região nesse artigo. Depois disso, eu tenho certeza que você vai desejar fazer uma visita para conhecer mais sobre essa área. 

Mas primeiramente, vamos conhecer o passado histórico da região.

Breve História da Região 

Como dito no início, essa região teve um papel importante na economia do Brasil principalmente no cultivo de café a partir do século XIX, onde cerca de 75% do consumo mundial naquele período era produzido no local. 

Foi nesse período que os “Barões do Café” tiveram a sua relevância na sociedade brasileira e ajudaram no fortalecimento do império e da economia nacional, contribuindo com a construção de ferrovias, iluminação pública e todo o tipo de infraestrutura que fez o país se desenvolver na época, além de construírem os  “palácios rurais”, como eram conhecidos os casarões onde os mesmos moravam.

Esses palacetes eram arquitetados seguindo os padrões de luxo que vinham da Europa, especialmente da França, que era o símbolo de sofisticação no período. Por causa disso, a maioria destes casarões seguiam os principais estilo arquitetônicos na época (neoclássico, art nouveau, art decô, eclético e romântico). 

Contudo, vale ressaltar que a produção era feita utilizando a mão de obra escrava, principalmente de pessoas vindas da África; e que os proprietários de terra promoveram uma derrubada maciça da mata atlântica para o plantio do café.

Principais pontos turísticos da região

Já vimos um pouco a respeito da história dessa região e qual foi a importância da mesma para o país nos séculos XIX e XX. Agora iremos mostrar os locais que vale a pena fazer uma visita, principalmente se você gosta muito de pontos históricos e lugares que são próximos da natureza.

Fazendas Históricas

Esses locais são ponto chave para quem aprecia conhecer um pouco a respeito das moradias dos antigos barões do café da época, num período em que eles exibiam suas riquezas e o seu poder estabelecido. 

Ao visitar essas fazendas é possível verificar que, além de esses locais manterem a sua arquitetura digna do século XIX, cada uma delas possui uma singularidade e história própria, sempre envoltos de acontecimentos notáveis. 

 Fazenda do Secretário 

Esse local, que já serviu de cenário para as minisséries “Os Maias” e “Os Quintos dos Infernos” da TV Globo, fica localizado no município de Vassouras e possui como aposentos uma escadaria importada da Europa em madeira de lei, capela, salão de baile e salas de jantar com pinturas do catalão José Maria Villaronga.

Fazenda Santa Eufrásia

Também situado no município de Vassouras, ela é a única fazenda particular tombada pelo IPHAN no Vale do Café, com um acervo formado por mobiliário e utensílios autênticos do século XIX. Atualmente a fazenda possui um cafezal em produção, além de possuir uma pequena loja de antiguidades. 

Fazenda do Paraizo

Esse casarão localizado no município de Rio das Flores foi erguido por Domingos Custódio Guimarães, o Visconde do Rio Preto, entre 1845 e 1853. O que chama a atenção é que a fazenda não sofreu mudanças em sua arquitetura. São 58 cômodos distribuídos em alas bem definidas e equipadas com o que havia de mais moderno para a época. 

Outro locais Históricos

Além das fazendas, existem outros locais históricos que também fazem parte da história do Vale do Café. Veja alguns exemplos:

Museu Casa da Hera

Tanto a casa como sua extensa área verde pertenceram à família de Eufrásia Teixeira Leite, uma mulher que viveu à frente de seu tempo e seus hábitos. Ao passar nos cômodos do casarão, é possível conhecer um pouco da história da família Teixeira Leite.

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens de Cor 

Construída por escravos devotos de Nossa Senhora do Rosário (1848 a 1853), precisou ser reconstruída em 1924. No alpendre foi montado o Memorial Afro Miguel Tomás, com exposição permanente de objetos ligados à cultura negra (de utensílios de cozinha a instrumentos musicais).

Ecoturismo

Muito além dos locais históricos, o Vale do Café também proporciona lugares para quem gosta de ficar mais próximo da natureza, que vão desde cachoeiras até trilhas montanhosas. Confira alguns desses locais atrativos: 

Mirante do Cruzeiro

Fonte: Prefeitura de Vassouras

Localizado na cidade de Valença, o local é marcado por uma grande cruz de concreto e proporciona uma bela visão de grande parte do município.

Cachoeira de Pentagna

Fonte: Prefeitura de Vassouras

Formada pelas águas represadas do Rio Bonito em uma cortina que abrange toda a largura do rio, numa queda de 10 m, formando uma piscina natural de 40m2.

Serra da Taquara

Formação montanhosa que atravessa o município de Rio das Flores ao norte. É o divisor de águas entre o Rio Preto e o Rio das Flores.

Conheça também o Festival Vale do Café

Criado em 2003, o Festival Vale do Café foi idealizado pela harpista Cristina Braga com a direção artística de Turíbio Santos, e seu objetivo foi trazer uma experiência excepcional para quem gosta tanto de música como da região do Vale. 

Nesse evento são apresentados concertos de música nas fazendas, shows em praças públicas e em igrejas, além de cursos e oficinas de aperfeiçoamento musical voltados para jovens musicistas, com a distribuição de bolsas de estudo para alunos de todo o país.

Faça uma visita na região

O Vale do Café possui um grande potencial turístico que encanta um número cada vez maior de visitantes, seja por desejarem compreender a respeito do passado do local ou por apreciarem belas paisagens da natureza. 

E aí? Depois de ver esse conteúdo você ficou interessado em colocar no seu itinerário um passeio na região do Vale do Café?

Então na próxima vez que for viajar, entre em contato com o site do Portal do Vale do Café (https://www.portalvaledocafe.com.br/)  para saber mais sobre pousadas e hotéis disponíveis na região, além de ficar sabendo de outros pontos turísticos que não mencionamos aqui. 

Com certeza você não vai se arrepender em realizar essa viagem!

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais e siga-nos para mais! E caso você deseje experimentar os mais variados cafés existentes no mercado, acesse nossa loja já. 

Fontes: Portal Vale do Café, Festival Vale do Café

Posts Relacionados

Categorias

Conheça nossa loja virtual!