Menu

O caminho que o café faz até chegar na sua xícara

5 min - Tempo de Leitura

22 de março de 2023

Não tem como negar: o café é uma das bebidas mais populares do mundo! Em qualquer lugar que você esteja, com certeza vai encontrar alguém apreciando uma bela dose em algum momento do dia. 

Mas já parou para pensar qual o percurso que o café faz até chegar a sua xícara? Se você quer saber mais sobre isso, vai gostar muito desse artigo, pois vamos falar a respeito de todo o processo que é feito para que essa bebida chegue em sua xícara.

Então já pegue o seu café e se prepare para essa viagem!

Como o café é produzido?

Para saber como se começa a produzir o café até chegar em sua xícara, exige muito trabalho que passa por diferentes fases de preparo.

Antes de tudo, é preciso que o solo esteja preparado para receber as sementes. O cafeicultor cuidadosamente prepara a terra e a aduba, garantindo que a muda de café tenha todos os nutrientes necessários para crescer forte e saudável.

Mas o trabalho do cafeicultor não acaba por aí! É preciso ter um olhar atento para garantir que as mudas não sejam prejudicadas por ervas daninhas ou ataques de pragas e doenças que possam comprometer a colheita no futuro. E para isso, são utilizados fungicidas e inseticidas para proteger as plantas, como a temida ferrugem do café e a broca.

E aí vem a parte mais esperada: o plantio! Mas não é tão simples quanto parece. O cafeicultor precisa escolher o momento certo, que é durante o período de chuvas, quando o solo fica úmido e favorável para o crescimento das mudas. 

E depois disso, é hora de fazer a adubação, utilizando matéria orgânica e adubos minerais, e a calagem, que é a aplicação de calcário para corrigir a acidez do solo.

Como funciona a colheita dos grãos?

A colheita dos grãos de café varia conforme a região onde está sendo plantada. Em média, ela é realizada em sete meses após a floração. Nas regiões do hemisfério sul, isso ocorre nos meses de maio a setembro, já em locais que ficam próximo à linha do Equador, a colheita acontece ao longo do ano.

Essa colheita pode ser feita de maneira manual, com derriçadeiras (espécies de braços compridos que vibram e derrubam os grãos) ou mecanizados. Por exemplo, em países como Colômbia e a Costa Rica, o processo acontece a dedo, apenas pegando os frutos maduros.

Fonte: Envato

Após colhidos, os grãos são colocados em um despolpador, que separa a maioria da polpa das sementes. Em seguida elas são colocadas em tanques por um a três dias, tempo em que enzimas naturais decompõem o resto da polpa por fermentação. Por fim, esses grãos são lavados visando remover os últimos restos de polpa.

Processos de secagem e beneficiamento

A secagem do café é um processo fundamental para garantir a qualidade do produto final. Existem três formas de realizar a secagem: 

  • Natural, onde os grãos são espalhados em terreiros de concreto ou em mesas de secagem;
  • Mecânica, processo em que os grãos de café são secos em secadores de ar quente, que ajuda a acelerar a evaporação da água nos frutos;
  • Forma híbrida, que utiliza tanto o terreiro quanto um sistema de ventilação de ar aquecido.

Fonte: Envato

Após a secagem, os grãos passam pelo processo de beneficiamento, onde são descascados e separados de impurezas como pedras, torrões e terra. Em seguida, os grãos são lavados e espalhados em grandes terreiros de concreto para secar ao sol por 15 a 20 dias, até atingir a umidade ideal.

Por fim, os grãos são transportados para cooperativas que classificam os grãos por tamanho, peso, cor e propriedade, garantindo a qualidade dos lotes e eliminando defeitos.

Processo de Torra

Fonte: Envato

Nessa etapa, os grãos de café são torrados entre 180 °C e 240 °C, ocasionando uma série de alterações químicas e físicas, fundamentais para manter o sabor do café.

Esse processo é dividido em 3 formas: 

  • Desidratação: momento em que o grão de café perde a umidade que ainda possui após a secagem, na forma de vapor;
  • Reações intermediárias: quando ocorre a quebra de açúcares e a caramelização;
  • Pirólise: processo que demanda mais energia, onde ocorre a formação de moléculas de aromas mais complexas.

Quando esse processo ocorre de maneira bem-feita, ela revela toda a qualidade do grão, deixando a bebida com um sabor delicioso.

Depois dessa longa trajetória, com certeza na hora de apreciar a bebida, você vai pensar em todo o trabalho que foi necessário para trazer o café até a sua xícara, seja ele em forma de espresso italiano, cappuccino, ou em outras formas que se toma essa deliciosa bebida. 

E lembre-se: em nossa loja virtual você encontra tudo o que há de bom em um café de qualidade. Por isso, agora que você já fez essa jornada, não esqueça de pedir o seu café conosco!

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais e siga-nos para mais! E caso você deseje experimentar os mais variados  cafés existentes no mercado, acesse nossa loja já. 

Fontes: Grão Gourmet, Despertai! 8 de outubro de 1999

Posts Relacionados

Categorias

Conheça nossa loja online Conheça nossa loja online