Menu

Segredos da Prensa Francesa: História, Funcionamento e Dicas

5 min - Tempo de Leitura

6 de novembro de 2023

Existem vários métodos práticos para se produzir aquele delicioso cafezinho que você tanto aprecia. Nós já falamos em nosso blog sobre a diferença entre as principais cafeteiras conhecidas, que são a prensa francesa e a moka italiana

E nesse artigo vamos dar mais detalhes sobre a prensa francesa. Caso você nunca tenha ouvido falar ou já conheça esse método e gostaria de mais detalhes, convidamos você a ler esse conteúdo, pois iremos falar mais sobre a sua história, como funciona e como usar para fazer uma bebida deliciosa. 

Quando a prensa francesa surgiu?

Existem muitas especulações a respeito da criação da prensa francesa. Mas, de acordo com um artigo do The New York Times publicado em 1 de junho de 2014, a primeira versão desse equipamento foi patenteada na França em 1852.

Depois, foram aparecendo outras adaptações da prensa francesa no decorrer dos anos. Uma foi patenteada em 1929 pelo italiano Attilio Calimani e a versão mais popular criada em 1958 por Faliero Bondani. 

O que chama a atenção nesses equipamentos é que ambos utilizam o modelo de recipiente cilíndrico e uma haste com filtro conectada na ponta, onde ele é baixado para deixar o café filtrado na parte de cima da cafeteira.

Além disso, ela pode ser feita de diferentes materiais, como cerâmica, vidro ou plástico, e ter vários tamanhos. 

E por dispensar o uso do filtro de papel, reduz a produção de lixo, o que a torna mais ecológica.

Como a prensa francesa funciona?

O passo a passo para fazer um café perfeito usando a prensa francesa consiste em preparar a bebida por meio de infusão, onde ocorre o contato direto entre a água quente e o café moído.

Nesse processo, o café é embebido na água quente e, em seguida, uma prensa é usada para empurrar lentamente o pó de café para baixo, compactando-o no fundo. Isso resulta na extração da bebida na parte de cima do equipamento. À medida que o filtro desce, o café é filtrado e está pronto para ser consumido.

Como fazer um delicioso café na prensa francesa?

Agora é a parte que com certeza você mais aguardava: de que forma fazer um delicioso café utilizando a prensa francesa! Sendo assim, confira algumas dicas que são primordiais e que servem para preparar aquela bebida encorpada:

Deixe o recipiente escaldado

Com o objetivo de manter o café quente por mais tempo, encha a prensa com água quente e depois descarte esse líquido. Por mais que seja uma etapa adicional, isso vai deixar o recipiente pré aquecido e não vai comprometer a preparação da bebida devido às diferenças de temperatura.

Adicione uma moagem grossa de café

Fonte: Deposit Photos

A consistência da moagem afeta o sabor. Por isso, uma moagem grossa é ideal para se colocar em uma prensa francesa. O ideal é que se adicione 10g de café (2 colheres de sobremesa) para cada 200ml de água. 

Caso pense em moer os grãos de café, lembre de usar uma espessura parecida com aveia e depois coloque na prensa francesa. Seja qual for a forma de preparo do café, você pode adaptar as quantias de acordo com o seu gosto.

Coloque água quente na prensa francesa

Fonte: Deposit Photos

Uma temperatura ideal para preparar o café na prensa francesa deve ser entre 85ºC e 96ºC. Caso fique na dúvida sobre a temperatura do líquido, deixe ela ferver e espere por aproximadamente 40 segundos.

Uma dica importante que temos para você é: utilize água filtrada para preparar o café. Assim é possível evitar que impurezas  possam afetar o sabor da bebida, mesmo ela sendo aquecida.

Depois, misture levemente a água e o pó do café, certificando deixar ele umedecido. Tampe a prensa francesa e aguarde 4 minutos, sempre certificando em deixar o êmbolo posicionado para cima.

Fonte: Deposit Photos

Após esse período, pressione o êmbolo de forma devagar para que o pó seja bem prensado e assim a bebida fique para a parte de cima do filtro. Depois disso, é só servir o café.

Quais são as vantagens da prensa francesa?

As vantagens da prensa francesa em relação a outras cafeteiras é que, devido ela não utilizar filtro de papel, todos os óleos e sólidos naturais do café são mantidos, proporcionando um sabor com leve amargor e pouca acidez. Além disso, é fácil de se lavar em comparação a outros sistemas.

Agora que você conhece a história e o funcionamento da prensa francesa, está pronto para explorar o mundo fascinante do café! E caso você queira saber mais sobre um outro método famoso de fazer café, não perca o nosso próximo artigo, onde iremos falar a respeito da moka italiana. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais e siga-nos para mais dicas como essa! E caso você deseje experimentar os melhores cafés existentes no mercado, acesse nossa loja.

Fontes: UCoffee, Flavors, Pressca, Hub do Café, Troco do Café

Posts Relacionados

Categorias

Conheça nossa loja! Conheça nossa loja!