5 min - Tempo de Leitura
13 de novembro de 2023
Na Itália, o café é mais do que uma bebida: é parte da vida cotidiana e da cultura social, da mesma maneira que massas e pizza. Os italianos são conhecidos por sua paixão pelo café, desde o tradicional espresso até as elaboradas criações de café com leite.
E foi nesse país que surgiu um método de preparação que, da mesma maneira que a prensa francesa, consegue deixar a bebida charmosa, prática e de qualidade superior. Nós estamos falando da moka, ou cafeteira italiana.
A moka desencadeou uma revolução ao permitir que os italianos preparassem café de qualidade no conforto de seus lares, fortalecendo ainda mais a ligação entre o povo italiano e sua amada bebida. E é sobre essa cafeteira que falaremos neste artigo. Então, já separe o seu “pretinho” e nos acompanhe nessa jornada!
A moka foi criada em 1933, quando o empresário Alfonso Bialetti patenteou essa invenção icônica. Ela surgiu pela necessidade de encontrar uma maneira prática e eficiente de fazer café em casa.
Seu nome vem de uma homenagem à cidade de Moka, que fica localizada no Iêmen, e é bastante conhecida pela qualidade de seus cafés.
Bialetti se inspirou na forma que as mulheres em sua região lavavam roupas em um tanque, no qual a água quente e o sabão chegavam às roupas através de um tubo central para criar sua invenção. Assim, a água ficava em ebulição, fazia pressão e subia até os tanques.
Foi aí que o inventor percebeu que ele poderia utilizar essa técnica para preparar café. Bastou ele trocar o cesto pelo filtro e as roupas pelo pó de café, criando um método de extração que funciona por pressão da água.
A moka consiste em três compartimentos: um para a água (que fica na parte de baixo em contato direto com o fogo), um outro reservado para o pó de café (que fica comportado num funil metálico) e um local onde a bebida é expelida e pronto para ser servida.
Para preparar o café na moka, tem que seguir os seguintes passos:
A partir dessa etapa, o café amplia gradualmente ao absorver a água fervente, criando ainda mais pressão entre o recipiente inferior e superior da moka italiana. Quando o café estiver saturado de água, esse líquido vai continuar a ferver, conseguindo atingir a parte de cima por meio do funil.
Nos parágrafos anteriores, você conheceu um pouco da história e aprendeu como preparar um café utilizando a moka italiana. Mas isso não basta para que a sua bebida fique com a qualidade desejada.
Por esse motivo, veja alguns passos a mais que podem ser feitos para que a sua experiência com o “pretinho” não passe do ponto:
A moka não apenas prepara um café delicioso, mas também faz parte de uma tradição italiana rica e apaixonada pelo café. O preparo nessa cafeteira proporciona uma experiência única de fazer uma bebida com gosto especial, só que de forma caseira.
Além disso, esse sistema pode ser usado praticamente em qualquer fogão, seja ele elétrico, a gás ou a lenha. Por fim, a moka oferece uma relação custo benefício, já que caso tenha problemas de manutenção, é possível comprar as peças defeituosas de forma separada, diferente de outras cafeteiras.
Então, na próxima vez que você preparar seu café na moka, lembre-se da jornada fascinante por trás dessa icônica cafeteira italiana. Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais e siga-nos para mais dicas como essa!
Fontes:Moka Clube,Pressca, Cozinha Técnica, UCoffee
Termos Buscados
Posts Relacionados
25 de novembro de 2024
6 min - Tempo de Leitura
18 de novembro de 2024
7 min - Tempo de Leitura
11 de novembro de 2024
3 min - Tempo de Leitura
4 de novembro de 2024
4 min - Tempo de Leitura
28 de outubro de 2024
5 min - Tempo de Leitura
21 de outubro de 2024
6 min - Tempo de Leitura
Institucional
Contato
(21) 98119-3442
(21) 2430-3189
De segunda a sexta-feira
09:00h às 18:00h