Menu

Conheça as principais categorias de café

5 min - Tempo de Leitura

9 de janeiro de 2023

É fato que, no nosso país, o café é uma preferência nacional! Independente do lugar que você for, uma garrafa do bom e velho cafezinho estará te esperando. 

Porém, com tantas opções no mercado, na hora de decidir qual tipo comprar pode rolar aquela  dúvida, não é mesmo!? 

Por isso, preparamos um  artigo completo para te mostrar as principais  classificações de qualidade do café, quais os  tipos de café existem no mercado, entre outras informações. 

Boa leitura! 

Como se define a qualidade do café

Fonte: Envato

Antes de você entender melhor sobre os tipos de café, é preciso entender como a avaliação da qualidade do café acontece, bem quais critérios são considerados. 

Aqui no Brasil, para cafés tradicionais, superior e gourmet, os critérios de avaliação são definidos,  principalmente, pelo Programa de Qualidade de Café da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café). Já no caso dos cafés especiais, a avaliação e classificação ficam por conta da  Brazillian Specialty Coffee Association (BSCA).

A avaliação da qualidade do café é feita por um provador treinado por meio de análise sensorial, onde o mesmo leva em consideração alguns critérios como: aroma, sabor, tipos de grãos, torra, entre outros. 

Critério de avaliação da ABIC

Créditos: ABIC

Criado em 1989 pela ABIC, o selo atesta que o café foi avaliado e tem a qualidade e pureza necessários para a comercialização. 

Para receber o selo, o produto passa por uma avaliação criteriosa e recebe uma pontuação de 0 a 10, onde quanto maior a nota, melhor a qualidade da bebida. Inclusive, o que vai determinar se o café é tradicional, superior ou gourmet é essa nota.

Categorias de classificação de Qualidade da Abic Fonte: Reprodução

É importante ressaltar que, para um produto ter a qualidade aceitável, é preciso ter pelo menos nota 4,5. Caso alguma marca de café não atinja essa nota mínima, ela não é indicada para consumo.

Critério de avaliação da BCSA

Criada em 1991, a BCSA segue a mesma metodologia da SCA (Specialty Coffee Association) para medir a qualidade do café. Diferentemente do critério da ABIC, o BCSA tem como objetivo promover e desenvolver o mercado de café especial, além de estabelecer padrões de qualidade e sustentabilidade para a produção de café.

Para uma marca de café receber a certificação da BCSA, ele passa por um critério de avaliação onde recebe uma nota entre 0 e 100, onde caso a marca atinja a pontuação de 80 ou mais, ele é considerado como café especial. 

Principais classificações do café

Café Tradicional

Composto por café arábica, robusta/conilon ou blendados, o café tradicional tem até 20% de defeito, podendo conter grande quantidade de impurezas como grãos com defeitos, verdes, pretos, passados ou ardidos. Sua nota de acordo com a ABIC fica entre 4,5 a 6 pontos.

Por conta dessa porcentagem, a torra e a moagem precisam ser mais intensas, pois é preciso  camuflar toda essa impureza, resultando em um pó fino e bastante escuro, com um aroma não muito agradável e acentuado amargor. 

Café Superior

Os cafés superiores têm uma qualidade maior em relação aos tradicionais, tendo até  10% de presença de grãos defeituosos na sua composição, e com nota na ABIC entre 6 a 7,2 pontos

Porém, quando se trata de sabor e torra, eles são bastantes semelhantes aos cafés tradicionais, ou seja, tem uma acidez baixa ou moderada, um amargor moderado e um aroma característico.

Café Gourmet

Com uma pontuação de 7,3 a 10, o café gourmet é produzido a partir de grãos selecionados, o que torna-os sem defeitos e com uma torra controlada e menos escura. 

É possível que apareça algumas impurezas que acabam deixando com um pouco de amargor, mas geralmente o aroma e sabor deste café são mais suaves. 

Café Especial

Como o único que segue o padrão de qualidade de protocolo da BSCA e do SCA, o café especial é considerado o de melhor qualidade no mercado!

Para ser considerado especial, o café passa  por um criterioso processo que avalia fragrância, uniformidade, doçura, sabor, acidez, ausência de defeitos, corpo, finalização, harmonia e conceito final do produto.

Os grãos de café são 100% selecionados com altíssimo nível de qualidade, com torras claras de cor marrom chocolate, tornando livre de amargor e com a doçura natural do grão.

Importância de saber da qualidade do café

Saber a classificação da qualidade dos cafés é fundamental principalmente para saber qual tipo de bebida está ingerindo, bem como se preparar para saber qual tipo de café é interessante comprar. Além disso, saber que existem variações de sabores e de aromas podem ser interessantes para quem deseja descobrir novas experiências e aguçar o paladar.

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais e siga-nos para mais!  E caso você deseje experimentar os mais variados  café existentes no mercado, acesse nossa loja já. 

Fontes: Associação Brasileira da Indústria de Café

Posts Relacionados

Categorias

Conheça nossa loja! Conheça nossa loja!